Blog

Mamografia digital com inteligência artificial: o que é, importância e principais dúvidas

mamografia digital em Brasília

A mamografia digital é um exame que atua na detecção precoce do câncer de mama, na fase em que é mais fácil de ser curado e tratado.

A partir do exame, é possível detectar melhor nódulos, calcificações e distorções da mama e lesões não palpáveis. Ele é indicado para mulheres acima dos 40 anos e sua periodicidade é anual, segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Apesar de ser um exame de grande importância para a detecção precoce do câncer de mama, alguns questionamentos podem surgir a respeito do assunto, desde a diferença entre a mamografia digital e a convencional até com relação à frequência que o exame deve ser feito.

Por que a mamografia é importante na prevenção do câncer de mama

A mamografia é importante na prevenção do câncer de mama por ser o exame de maior especificidade para distinguir lesões benignas e malignas em mulheres sem queixas clínicas ou sintomas mamários.

O câncer de mama é o tipo que causa maior número de mortes entre mulheres no mundo e no Brasil.

Dessa forma, caso o câncer seja diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores (mais de 90% dos tumores intraductais são curáveis).
Por isso, é importante saber quais são os melhores métodos de diagnóstico, sendo a mamografia o principal método.

Como funciona a mamografia digital?

A mamografia é uma radiografia da mama, que tem a capacidade de detectar tumores não palpáveis que passam despercebidos até no exame clínico realizado por médicos especialistas em mama.

A técnica realiza a compressão da mama da paciente no equipamento chamado mamógrafo, para obtenção de imagens.

Com que frequência o exame deve ser feito?

O exame deve ser feito anualmente após os 40 anos. Não existe um limite etário determinado para a suspensão do rastreamento, devendo-se apenas considerar a expectativa de vida da mulher.

Qual a diferença entre a mamografia digital e a mamografia convencional?

As duas formas de mamografia possuem uma diferença tecnológica. Enquanto uma é analógica, a outra é digital.
O padrão digital oferece ao médico maior flexibilidade e facilidade para fazer estudos adicionais, como ampliações, sem a necessidade de radiografar novamente a paciente, o que reduz a dose de radiação.

Além disso, permite que a imagem seja armazenada em um banco de dados, para estudos futuros.

Mamografia digital em Brasília

A Clínica Janice Lamas Radiologia adquiriu o primeiro mamógrafo com inteligência artificial do Centro-Oeste. O mamógrafo Mammomat Revelation da Siemens faz a diferença quando se fala em qualidade de imagem. Além de fazer com que detalhes anatômicos da mama fiquem claramente visíveis, ainda oferece a mais alta resolução de profundidade, que é 3,5 vezes maior que a tecnologia existente. Faça sua mamografia digital em Brasília.

Print Friendly, PDF & Email