Mamografia digital 3D (tomossíntese)

A Mamografia 3D ou Tomossíntese é uma técnica inovadora que aumenta a possibilidade de detecção precoce do câncer, pois ela permite a visualização e análise de lesões ocultas através de amostras milimétricas da mama em 3D, reconstruída através da sobreposição das imagens da mama por um software.

Prazo de entrega: 3 dias úteis

Exame certificado

Mais segurança para você

Exame certificado

Preparações e Orientações

Print Friendly, PDF & Email

 


 

  • É importante informar se possui implante de silicone no ato da marcação do exame.
  • Não utilizar nada cremoso, oleoso ou talco nas mamas e axilas. Somente desodorante spray.
  • Evitar realizar o exame em período pré-menstrual, quando as mamas estão doloridas.

 

  • Mamógrafo digital 3D com tomossíntese mamária: Mammomat Inspiration da Siemens com tecnologia Prime
  • Apresentar o pedido médico original;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Apresentar cartão do convênio dentro do prazo de validade;
  • Autorização do convênio para realização do exame. Nos casos em que as autorizações não são enviadas em tempo hábil, o paciente deverá assinar um termo de responsabilidade financeira.

Nossos diferenciais

Selo de qualidade
Selo de qualidade

O exame possui selo de qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia desde 1993. A Clínica Janice Lamas Radiologia possui o selo de qualidade do CBR para todos os exames que realiza. Isso significa que seus equipamentos estão em conformidade com as exigências técnicas e as imagens dos exames atendem aos critérios de qualidade, documentação e padronização do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Imagens adicionais
Imagens adicionais

São feitas imagens adicionais das regiões centrais das mamas e áreas que demandam maior atenção, a fim de ampliar a área de investigação e promover maior tranquilidade à paciente.
As imagens, laudos e histórico serão armazenados para análise e comparação, ano a ano, permitindo um melhor monitoramento da saúde das mamas.

Histórico e armazenamento
Histórico e armazenamento

Os prontuários, imagens e laudos são armazenados em nosso banco de dados por 20 anos, o que permite o registro e o acompanhamento da história de vida da paciente.

Entenda seu laudo

O American College of Radiology estabeleceu o Sistema de Laudos e Registros de Dados de Imagem da Mama para orientar o procedimento de diagnóstico de câncer de mama. O BI-RADS é fruto do esforço de colaboração dos membros de vários comitês do American College of Radiology com a cooperação do Instituto Nacional do Câncer.

As categorias ou níveis BI-RADS são aplicadas para padronizar a interpretação das mamografias pelos radiologistas.

As categorias de avaliação BI-RADS podem se resumir em:

  • Categoria 0 – Necessita avaliação adicional
  • Categoria 1 – Negativo
  • Categoria 2 – Achado benigno
  • Categoria 3 – Achado provavelmente benigno – Recomendado seguimento mamográfico em menor espaço de tempo (6 meses)
  • Categoria 4 – (4A 4B 4C) – Alterações suspeitas – Biópsia deve ser considerada
  • Categoria 5 – Achado altamente suspeito de malignidade – Indicado biópsia
  • Categoria 6 – Malignidade comprovada – Necessária conduta terapêutica adequada

A Categoria 0 é temporária e indica a necessidade de imagens adicionais, recomendação de estudo ecográfico das mamas e/ou comparar com mamografias anteriores quando esta comparação for necessária para uma avaliação final.

Cada nível BI-RADS tem uma abordagem adequada. Quando usada de forma consistente, cada categoria indica os riscos de malignidade e a respectiva recomendação de conduta, como na tabela abaixo.

Risco de malignidade e plano de tratamento referente à categoria BI-RADS

CategoriaDescriçãoRisco de malignidadeConduta
1Negativo5 em 10.000
2Achado benigno5 em 10.000
3Achado provavelmente benigno< 2%Embora a maioria desta categoria possa ser controlada com seguimento inicial de curto prazo (6 meses), seguidos de exames anuais por dois anos, pode haver casos em que uma biópsia seja realizada.
4Achados suspeitos de malignidade> 2% a 90%Indicada biópsia de fragmento ou mamotomia ou biópsia cirúrgica
5Achados altamente suspeitos de malignidade> 90%A mamografia digital revela sinais clássicos de câncer
6Malignidade conhecida100%Necessário conduta terapêutica adequada. Esta categoria é reservada para lesões identificadas por biópsia antes da terapêutica definitiva.

Dentre os casos encaminhados para biópsia, cerca de 80% das alterações são benignas e 20% delas são cancerosas.

Dúvidas

A mamografia digital é o melhor método de imagem para detectar o câncer de mama, pois permite seu diagnóstico antes do aparecimento de sintomas. Detecta melhor nódulos, calcificações e distorções da mama e lesões não palpáveis. É indicado para mulheres acima de 40 anos e a periodicidade é anual, segundo Colégio Brasileiro de Radiologia e Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mamografia 3D é a tomossíntese mamária. O exame permite a visualização tridimensional (3D) e consiste em um dos mais avançados exames para avaliação das mamas. A reconstrução identifica estruturas dispersas e otimiza a imagem melhorando o contraste e reduzindo os efeitos da sobreposição de estruturas. A tomossíntese (mamografia 3D) pode aumentar em 40% o diagnóstico do câncer de mama, quando comparada à mamografia digital, principalmente para mamas densas e heterogêneas. A dosagem de radiação também é reduzida.

Sim. A diferença está na tecnologia: uma é analógica, outra é digital. O padrão digital oferece ao médico maior facilidade e flexibilidade para fazer estudos adicionais, como ampliações, sem a necessidade de radiografar novamente a paciente, o que reduz a dose de radiação.Permite que a imagem seja armazenada em um banco de dados, para estudos futuros.

Se for cliente da clínica todos os seus exames estão armazenados no banco de dados. Se for a primeira vez, é importante trazer os exames anteriores (pelos menos os três últimos exames).

Mamografia para avaliação das mamas antes do procedimento.

...mais dúvidas

Onde realizar o exame

Este exame pode ser realizado nas seguintes unidades:

Unidade Asa Sul

Segunda a sexta-feira de 8h às 18h

(61) 3213-5161

Setor Hospitalar 716, Sl. 503, Centro Clínico Oswaldo Cruz

como chegar como chegar