Blog

Clínica Janice Lamas adquire primeiro mamógrafo com inteligência artificial do Centro-Oeste

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama — o Outubro Rosa. A mamografia é o exame mais importante na detecção precoce da doença, fase em que é possível a cura. E a mamografia 3D, uma tecnologia inovadora que aumenta esta possibilidade de detecção precoce, pois permite a visualização e análise de lesões ocultas através de amostras milimétricas da mama em 3D, reconstruídas através da sobreposição das imagens da mama por um software.

Por que a mamografia 3D é mais eficaz na detecção precoce do câncer de mama?

A Clínica Janice Lamas Radiologia adquiriu o primeiro mamógrafo com inteligência artificial do Centro-Oeste. O mamógrafo Mammomat Revelation da Siemens faz a diferença quando se fala em qualidade de imagem, em que detalhes anatômicos da mama são claramente visíveis, oferece a mais alta resolução de profundidade, é 3,5 vezes maior que a tecnologia existente.

O sistema oferece algoritmos inteligentes para visualização 3D², o que otimiza a avaliação da densidade mamária automática com uso da inteligência artificial e de acordo com o protocolo BI-RADS, tornando-a mais objetiva, reprodutível e precisa.

Tecnologia permite maior conforto na realização do exame

Os compressores ergonômicos SoftComp permitem melhor posicionamento da mama, com compressão suave, ajustada automática e individualmente para cada paciente. Além disso, graças à tecnologia Prime, a primeira solução antidispersão para mamografia baseada em software, foi possível reduzir em 30% a dose de radiação sem comprometer a qualidade da imagem.

Quando fazer mamografia?

Toda mulher com mais de 40 anos precisa realizar mamografia todos os anos e passar por exame clínico com profissional especializado regularmente. Contudo, alguns fatores aumentam o risco de câncer de mama e, quando a mulher se enquadra em algum deles, deve começar o rastreamento mais cedo:

  • Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
  • Sedentarismo e inatividade física;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Não ter tido filhos;
  • Possuir casos de câncer de mama na família, principalmente, antes dos 50 anos;
  • Fazer uso de contraceptivos hormonais com estrogênio e progesterona;
  • Apresentar alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. Somente o diagnóstico precoce pode ajudar a tornar o tratamento mais simples e aumentar as chances de cura. Por isso, a importância do Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

A Clínica Janice Lamas Radiologia

Durante os exames de mamografia na Clínica Janice Lamas Radiologia, são feitas imagens adicionais das regiões centrais das mamas e áreas que demandam maior atenção, a fim de ampliar a área de investigação e promover maior tranquilidade à paciente.

Todos os laudos são analisados por médicas radiologistas, especialistas em mama, titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia e os casos pertinentes, discutidos com a responsável técnica Dra. Janice Lamas, MD PhD.
Ademais, as imagens, laudos e histórico são armazenados para análise e comparação, ano a ano, permitindo um melhor monitoramento da saúde das mamas.

Print Friendly, PDF & Email