Ressonância Magnética da Pelve Masculina/Próstata Multiparamétrica

A Clínica Janice Lamas Radiologia adquiriu o primeiro equipamento de ressonância magnética com inteligência artificial do Distrito Federal, o Magneton Altea da Siemens.

Por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, a ressonância magnética cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. Não utiliza radiação ionizante (raios X).

Informações e orientações

Orientações gerais

• O equipamento tem restrição de peso (até 125 kg).
• Não é permitido realizar o exame com o cabelo molhado ou logo após eletroencefalograma.
• Pacientes que possuem fobia ou insegurança, sugerimos levar um acompanhante para estar presente na realização do exame. A Clínica não realiza exames com sedação, mas desenvolveu um protocolo antipânico.
• Pacientes grávidas não devem realizar o exame de Ressonância Magnética no primeiro trimestre, porém poderá ser realizado após esse período, conforme orientação médica.
• Pacientes que estão amamentando, recomenda-se armazenar o leite materno na véspera. A paciente deverá permanecer de 08h a 12 horas sem amamentar após a administração do contraste venoso.

Preparações – Exame com constraste

O paciente deverá chegar com 60 min de antecedência, para o preparo na enfermaria.
Jejum de 02 horas.
O contraste será por via venosa e para sua aplicação é necessário preencher e assinar o formulário de autorização.
Pacientes com histórico alérgico forte, como asma grave, choque anafilático, edema de glote e reações cutâneas graves, deverão entrar em contato c/ a marcação que orientará a conduta, após contato com o médico radiologista responsável.
As medicações de rotina utilizadas pelo paciente (como medicamentos para arritmias, hipertensão, diabetes, depressão e outros), podem ser ingeridas normalmente, com pouca água.

Preparações – Exame sem contraste

Chegar 40 minutos antes do horário agendado.
Havendo resultados de exames de imagem feitos anteriormente e relacionados às áreas de estudo (como radiografias, ultrassonografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, PET CT, resultados de biópsias, etc.) o paciente deve trazê-los, para que a equipe médica faça comparação com a nova aquisição de imagens.
O equipamento tem restrição de peso (até 125 kg).
Não é permitido realizar o exame com o cabelo molhado ou logo após eletroencefalograma.
Não é permitido utilizar cremes faciais e maquiagem.
Pacientes que possuem fobia ou insegurança, sugerimos levar um acompanhante para estar presente na realização do exame. A Clínica não realiza exames com sedação, mas desenvolveu um protocolo antipânico.
Mulheres grávidas com menos de 3 meses não devem realizar o exame de Ressonância Magnética. Caso esteja em dúvida, orientamos que faça o exame laboratorial Beta HCG.
Para realização do exame, sem o contraste, não é necessário estar em jejum.

Protocolo Antipânico

Diâmetro de entrada maior que o convencional, que fornece maior comodidade.
O equipamento permite a entrada dos pacientes no aparelho pelos pés para quase todos os exames.
Dispõe do sistema Audio Comfort que reduz em até 97% o ruído do equipamento e consequentemente o incômodo ao paciente.
O equipamento possui movimento de mesa contínuo para melhor exploração da anatomia. Permite combinação de diversas bobinas em único posicionamento, diminuindo o tempo dos exames.

Contra-indicações

Além das gestantes com menos de 03 meses de gravidez, não poderão realizar os exames, pacientes que possuam:

Marcapasso cardíaco (dependendo do modelo);
Desfibrilador, cardioversor;
Holter;
Clipe de aneurisma cerebral metálico;
Bomba de insulina – pode ser desligada temporariamente;
Neuroestimulador medular – pode ser desligada temporariamente;
Implante auditivo/coclear;
Prótese ocular ou coclear;
Corpo estranho intra-ocular ou metálicos em outras localizações;
Cateter de Swan Ganz Clamp carotídeo do tipo Poppen-Blaylock;
Expansores mamários tipo Infall, Mentor e MacGahn (exceto modelo 150);
Válvula cardíaca metálica (tipo Starr- Edwards);
Monitor de PIC;
Prótese peniana (Duraphase e Omniphase).

Condições permitidas

Não existem restrições para a realização de Ressonância Magnética, para pacientes que possuam:

Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar;
Próteses valvares cardíacas (metálicas);
Implantes ortopédicos (próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos);
Derivação ventrículo peritoneal;
Dispositivo intra-uterino (DIU);
Stents intravasculares (stent coronariano).

Detalhes técnicos

A Clínica Janice Lamas Radiologia possui o Selo de Qualidade do CBR para todos os exames que realiza. Isso significa que seus equipamentos estão em conformidade com as exigências técnicas e as imagens dos exames atendem aos critérios de qualidade, documentação e padronização do Colégio Brasileiro de Radiologia.
O Magneton Altea possui tecnologia QuietSuite para redução do ruído e da pressão sonora.
Com o magneto 1.5T ultracurto (157 cm) com 70 cm Open Bore, a entrada é bem maior do que as existentes nos equipamentos com versões anteriores, o que proporciona maior comodidade para o paciente e permite também, para alguns exames, a imersão parcial do corpo na máquina.
Bobinas ultraleves que proporcionam mais conforto ao paciente;
Tecnologia BioMatrix de inteligência artificial para otimização e personalização de exames para diferentes pacientes.
Tecnologia Advanced Warp para redução de artefatos metálicos para exames com implantes metálicos.
Posicionamento automático da região de estudo no isocentro do magneto.

Informações dos Convênios

Apresentar o pedido médico original;
Apresentar documento de identificação com foto;
Apresentar cartão do convênio dentro do prazo de validade;
Senha de autorização para realização do exame. Nos casos em que as autorizações não são enviadas em tempo hábil, o paciente deverá assinar um termo de responsabilidade financeira.

Prazo de entrega

04 dias úteis.

Dúvidas frequentes

Sim, medicamentos não interagem com o contraste portanto, pacientes hipertensos, diabéticos, cardíacos, depressivos e outros podem tomar suas medicações normalmente.

Não. Trata-se unicamente de captação de imagens.

Não. As ressonâncias magnéticas de campo fechado têm aberturas nas extremidades e são fechadas nas laterais. Na Clínica Janice Lamas foi desenvolvido o protocolo antipânico, muitos exames podem ser realizados com a cabeça fora do equipamento, o ruído foi reduzido com placas de lã de rocha, a iluminação foi desenvolvida com leds para relaxamento do paciente.

Não. As cápsulas dos aparelhos de ressonância magnética na Clínica Janice Lamas são iluminadas e ventiladas.

Sim, porque se trata de um exame que obtém imagens a partir de ondas de radiofrequência, ruidosas por natureza. Esta questão é minimizada com a utilização de tampões auriculares pelo paciente.

Além de ser observado durante toda a realização do exame, há comunicação entre o paciente e a central de operação por meio de microfones e alto-falantes, bem como uma campainha que fica na mão do paciente sob sua administração para chamar a atenção em caso de necessidade.

Solicitamos que pacientes com histórico de fobia levem um acompanhante para acompanhá-lo durante o exame.

Em média, em 30 minutos. Porém vai depender da indicação, porque existem exames que requerem maior detalhamento e demandam mais tempo. Também em situações nas quais não há colaboração do paciente (ex: fobia ou movimentação excessiva), este exame pode levar mais tempo que o normalmente necessário para ser realizado.

Sim. Há impedimento do exame para pacientes portadores de marcapasso. Portadores de próteses metálicas devem consultar a equipe técnica da Clínica antes da realização do exame.

Não. O contraste da tomografia computadorizada é feito à base de iodo e o da ressonância magnética é feito à base de gadolínio, uma substância paramagnética de índice alergênico próximo a zero.

Sim, mas com restrições, na dependência do grau de filtração glomerular. Dependerá dos índices de creatinina. Sugerimos realizar o exame em ambiente hospitalar.

Sim. Os aparelhos de ressonância magnética “fechados” possuem um campo magnético mais forte e mais homogêneo, permitindo a aquisição de imagens de melhor qualidade, aumentando a precisão diagnóstica. Além disto, só os equipamentos ¨fechados¨ permitem a realização de alguns protocolos específicos de exames, muito úteis em algumas circunstâncias, trazendo ainda mais informações sobre a doença em questão, auxiliando no diagnóstico e permitindo condutas adequadas pelos médicos. Na Clínica Janice Lamas Radiologia utiliza equipamento de ressonância fechado de última geração: Magneto Avanto da Siemens com sistema integrado Tim planing.

A RM é capaz de proporcionar um avançado diagnóstico em diferentes partes do corpo. Trata-se de um método de imagem, que utiliza um elevado campo magnético para gerar as imagens.

Não, o exame é realizado com a tecnologia de radiofrequência, não há radiação ionizante, preservando assim à saúde do paciente. A RM usa um potente magneto em associação a ondas de radiofrequência para obter as imagens de estruturas e órgãos internos.

O exame é totalmente indolor. Trata-se de um método diagnóstico não invasivo. Entretanto, o médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visibilizar melhor uma estrutura. Neste caso o paciente receberá uma injeção antes ou durante o exame.

O paciente poderá levar um familiar ou um amigo para acompanhá-lo durante o exame (que possa entrar na sala de exame, sem contraindicações).

O perigo mais eminente para pacientes no campo magnético pode resultar de objetos ferromagnéticos como, chaves, tesouras, canetas e balão de oxigênio, que podem ser atraídos pelo magneto e desse modo, comportarem-se como projétis. Os pacientes que possuem dependência de monitoração fisiológica, respiração mecânica e bombas de infusão elétrica durante o exame de RM cria dificuldades e não permite a realização do exame.

De 20 a 50 minutos. O exame deve ser agendado previamente.

Sim, se a gravidez for superior a 3 meses. O médico solicitante do exame deve ser informado antes da realização do mesmo.