A mamografia digital 3D ou tomossíntese é uma técnica inovadora que aumenta a possibilidade de detecção precoce do câncer, pois permite a visualização e a análise de lesões ocultas a partir de amostras milimétricas da mama em 3D.
Mamografia Digital 3D (Tomossíntese)
Informações e orientações
Preparações
• Caso utilize implantes de silicone, é muito importante que você nos informe sobre isso no ato da marcação do exame;
• No dia do procedimento, não utilize nada cremoso, oleoso ou talco nas mamas e axilas;
• Recomendamos que utilize somente desodorante em spray;
• Evite realizar o exame em período pré-menstrual, quando as mamas estão doloridas.
Detalhes técnicos
• Mamógrafo digital 3D com tomossíntese mamária: Mammomat Inspiration, da Siemens, com tecnologia Prime.
Diferenciais do exame
• Contamos com o primeiro mamógrafo com inteligência artificial do Centro-Oeste, o Mammomat Revelation, da Simens, que oferece excelente qualidade de imagem e a mais alta resolução de profundidade do mercado;
• Ferramenta Insight Breast Density, que oferece algoritmos inteligentes para a visualização 3D, o que otimiza a análise de microcalcificações e achados clínicos;
• Conforto na realização do exame de mamografia graças aos compressores ergonômicos SoftComp, que permitem melhor posicionamento e compressão suave das mamas;
• Redução de 30% na dose de radiação graças à tecnologia Prime, sem comprometimento da qualidade de imagem;
• Atendimento e esclarecimento: imagens adicionais das regiões centrais das mamas e áreas que demandem maior atenção;
• Análises realizadas por médicos radiologistas especialistas em mama e titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia.
Informações dos convênios
• Apresente o pedido médico original;
• Apresente o documento de identificação com foto;
• Apresente o cartão do convênio dentro do prazo de validade;
• Apresente a autorização do convênio para a realização do exame. Nos casos em que as autorizações não forem enviadas em tempo hábil, o paciente deverá assinar um termo de responsabilidade financeira.
Prazo de entrega
• 3 dias úteis.
Dúvidas frequentes
A mamografia digital é o melhor método de imagem para detectar o câncer de mama, pois permite seu diagnóstico antes do aparecimento de sintomas. Detecta melhor nódulos, calcificações e distorções da mama e lesões não palpáveis. É indicado a mulheres acima de 40 anos e, segundo recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia e da Sociedade Brasileira de Mastologia, deve ser realizado anualmente.
Também conhecida como tomossíntese, a mamografia 3D permite a visualização mamária tridimensional, e é um dos mais avançados exames para a avaliação das mamas. A reconstrução pelo software identifica estruturas dispersas e otimiza a imagem, melhora o contraste e reduz os efeitos da sobreposição de estruturas. A mamografia 3D pode aumentar em 40% o diagnóstico do câncer de mama, quando comparada à mamografia digital, principalmente para mamas densas e heterogêneas. A dosagem de radiação também é inferior.
A diferença está na tecnologia: uma é analógica, a outra é digital. O padrão digital oferece ao médico maior facilidade e flexibilidade para realizar estudos adicionais, como ampliações, sem a necessidade de radiografar novamente a paciente, o que reduz a dose de radiação. A mamografia digital também permite que a imagem seja armazenada em um banco de dados para estudos futuros.
Se você já for paciente da Clínica Janice Lamas Radiologia, todos os seus exames estarão armazenados em nosso banco de dados. Se for sua primeira vez conosco, é importante que traga consigo seus exames anteriores (pelo menos os três últimos).
Sim, faça uma mamografia para a avaliação das mamas antes do procedimento.
Porque é o exame de maior especificidade para distinguir lesões benignas e malignas em mulheres que não apresentam queixas clínicas ou sintomas mamários. De todos os tipos de câncer, o câncer de mama, tanto no Brasil quanto no restante do mundo, é o que mais causa mortes entre as mulheres. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores (mais de 90% dos tumores intraductais são curáveis). Por isso, é importante saber quais são os melhores métodos de diagnóstico, e a mamografia é o principal deles.
A mamografia é uma radiografia da mama capaz de detectar tumores não palpáveis que passam desapercebidos até no exame clínico realizado por médicos especialistas. A técnica realiza a compressão da mama da paciente em um equipamento chamado mamógrafo, para a obtenção das imagens.
Anualmente, a partir dos 40 anos. Não há um limite etário determinado para a suspensão do rastreamento, devendo-se apenas considerar a expectativa de vida da mulher.
Não. As incidências adicionais ajudam a esclarecer determinadas situações em que há sobreposição de estruturas nas incidências de rotina mamográfica. Pode também ser necessária uma melhor documentação para orientar a conduta. Caso precise repetir o exame, não se preocupe. Mesmo com os avanços da tecnologia, que permitem exames cada vez mais precisos, muitas vezes uma imagem pode deixar dúvidas. Por isso, voltar à sala do exame não significa uma lesão suspeita de malignidade, mas somente que requer um estudo complementar.
A mamografia não tem contraindicações. Ela pode ser feita em mulheres com prótese de silicone, nas que já fizeram outros tipos de plástica ou que passaram por sessões de radioterapia.