Densitometria Óssea – Corpo Inteiro (composição corporal)

É um exame que mede a densidade mineral óssea e consegue detectar a presença de osteopenia e osteoporose e acompanhar a sua evolução. É simples, seguro, rápido e indolor.

A medida da massa óssea permite determinar o risco do paciente vir a ter fraturas.

O exame de referência para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea de coluna e fêmur em adultos. O exame de antebraço complementa a avaliação em adultos, em especial quando a coluna e/ou o quadril não pode(m) ser avaliado(s) em pacientes com hiperparatireoidismo.

Informações e orientações

Indicações

É recomendada a realização do exame de densitometria óssea de antebraço nos seguintes casos:

Mulheres com idade maior ou igual a 65 anos e homens com idade maior ou igual a 70 anos.
Mulheres acima de 40 anos, na transição menopausal e homens acima de 50 anos de idade, com fatores de risco.

Fatores de Risco

Sexo feminino, raça branca, idade acima de 60 anos, peso corporal abaixo de 55 kg, história familiar de fratura após os 50 anos de idade em parentes de primeiro grau, tabagismo atual, corticoterapia prolongada, uso regular de bebidas alcoólicas (acima de duas doses diárias), sedentarismo, mulheres interrompendo terapia hormonal (TH).

Preparações

Certifique-se de não ter realizado exames de medicina nuclear nos dias que antecedem o exame.
Informe da impossibilidade de permanecer deitado, imóvel ou se possui artefatos metálicos não removíveis no antebraço.
O equipamento tem restrição de peso (180 kg.)
Caso os exames anteriores tenham sido realizados na clínica, não é necessário apresentá-los.
Solicitamos que o paciente chegue com 30 minutos de antecedência na recepção da clínica para atendimento.
No dia do exame é necessário a apresentação do pedido médico original, documento de identificação com foto e cartão do convênio, dentro do prazo de validade.

Restrições

O exame de quadril fica limitado em pacientes com próteses glúteas, fraturas ou próteses de quadril bilaterais.

O exame de coluna pode ficar invalidado por artrodese ou manuseio cirúrgico extenso, assim como na presença de fraturas múltiplas na coluna lombar.

O equipamento tem restrição de peso:

•  Unidade Asa Sul (suporta até 200Kg)
•  Unidade Lago Sul (suporta até 150Kg)

Quando acima do peso suportado pelo equipamento ou quando houver alguma outra limitação para a realização de coluna ou quadril, como as citadas acima, na incapacidade de ficar deitado, com as costas na mesa de exame ou em pacientes com hiperparatireoidismo, sugere-se a realização de exame de antebraço.

Contra indicações

Grávidas: mesmo com doses baixíssimas de raios-x, qualquer exposição à radiação deve ser evitada na gestação.

Quem pode realizar o exame?

Adultos, a partir de 20 anos, inclusive lactantes.

Nossos diferenciais

Exame com selo de qualidade da ABRASSO

A clínica está sob a orientação e fiscalização da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação óssea e Osteometabolismo, garantindo assim a realização de exames de densitometria óssea seguros e confiáveis, com execução responsável do método em todas as suas vertentes e particularidades, que conduzirá a decisões clínicas corretas.

Exame analisado por médico radiologista

Os exames são analisados e laudados por médica radiologista, titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e membro da ISCD-Sociedade Internacional de Densitometria Clínica. Na Clínica Janice Lamas as técnicas de radiologia apenas posicionam os pacientes nos equipamentos e operam o scanner da máquina.

Orientações para atendimento na recepção

•  Chegar com 20 minutos de antecedência na recepção da clínica;
•  No dia do exame é necessária a apresentação do pedido médico original, documento de identificação com foto e cartão do convênio, dentro do prazo de validade.

Prazo de entrega

3 dias úteis.

Dúvidas frequentes

A região com artefato metálico não será avaliada, pois o metal interfere na medida, mas pode ser selecionada a porção da coluna ou o fêmur que não tenha artefato, se houver, ou realizar análise de antebraço.

Essa informação deve ser passada à técnica que realiza o exame para a escolha correta da região a ser avaliada.

Sim.

Para diagnóstico e controle da baixa massa óssea / osteoporose.

Todos os ossos são afetados, mas as partes mais importantes, pelo risco de fratura, são: o fêmur, a coluna e o punho. No exame de adultos são avaliados o fêmur e a coluna lombar sempre que for possível.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a osteoporose é definida como doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo.

É recomendado, de início, realizar anualmente a densitometria óssea para que o médico acompanhe a evolução do paciente, mas este intervalo pode ser menor em situações onde esperamos acentuada perda óssea, como no uso de corticoides, ou maior quando há uma estabilidade de massa óssea.