Trombose, o que é? | Clínica Janice Lamas

Trombose, o que é?

Página Inicial/Clipe Saúde/Trombose, o que é?

Você sabia que a Trombose venosa profunda, também chamada de TVP ou somente Trombose, atinge anualmente mais de 150 mil brasileiros?
Essa doença silenciosa aparece quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

Pode haver dor ou inchaço na perna, bem como não ocorrer sintomas, então por isso fique de olho e vá regularmente ao médico. Existem alguns fatores que são considerados de risco para a ocorrência de trombose veja e fique atento a essas situações:

- Permanecer sentado por muito tempo, principalmente quando se está dirigindo ou dentro de um avião
- Passar muito tempo deitado ou em repouso absoluto, comum em caso de internações hospitalares;
- Gravidez aumenta a pressão exercida sobre as veias da pélvis e das pernas
- Pílulas anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal também podem causar trombose, principalmente se associadas ao tabagismo
- A obesidade é um sério fator de risco para a trombose, pois o excesso de peso e o acúmulo de gorduras exercem ainda mais pressão sobre as veias, dificultando a passagem do sangue
- O hábito de fumar afeta a circulação de sangue e facilita a coagulação
- Pessoas acima dos 60 anos de idade são mais propensas a desenvolver trombose do que pessoas mais jovens

A doença exige um diagnóstico médico e para isso requer exames laboratoriais ou de imagem, indicados por um médico e os tratamentos incluem medicamentos e uso de meias de compressão.

Fontes: Google, healthricherkp e Minha Vida

Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME