Outubro Rosa | Clínica Janice Lamas

Outubro Rosa

Página Inicial/Outubro Rosa

O que é o câncer de mama?

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem metastatizar para outras regiões do corpo. O câncer de mama, afeta as glândulas mamárias que são formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2010-2011, do Inca, o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil (98,48%) serão tumores de mama.

estatisticas2

Fatores de risco

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. Sendo assim apesar de não possuir uma causa única alguns fatores merecem atenção:

Aumento da idade

por estar entre as doenças crônico-degenerativas

Menarca precoce

antes de 12 anos

Menopausa tardia

após 55 anos

Nunca ter engravidado

Primeiro filho depois dos 30

Histórico familiar

de câncer de mama ou ovário

Obesidade

Ingestão regular de álcool

mamo

É fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. Tumores menores que 1 centímetro podem não ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Quando diagnosticados e tratados ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

Faça seus exames regularmente, cuide-se!

 

eMamo3

vidad

Alguns hábitos podem auxiliar na prevenção da doença, entre eles pode-se citar a manutenção de uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Essa é uma recomendação que contribui para a prevenção de muitas doenças, entre elas o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.

autoexame

A recomendação é que o exame das mamas, realizado pela própria mulher faça parte das ações de educação em saúde, com o objetivo de conhecer seu próprio corpo. Entretanto, evidências científicas sugerem que o autoexame não é eficiente para a detecção precoce do câncer e não substitui o exame clínico das mamas realizado por um médico especializado.

Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer 

Notícias Relacionadas

EBC Dia Nacional da Mamografia – 2017

Na semana em que o calendário da saúde chama a atenção do mundo para a prevenção do câncer, Viva Maria faz questão de se ocupar do câncer de mama, que é o que mais mata as Marias do nosso Brasil! Tanto assim que, por decreto de lei, existe até uma

Leia mais

CINCO DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA.

Transcrição LOC: CINCO DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA.

A DATA FOI CRIADA PARA SENSIBILIZAR MULHERES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EXAME PARA A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA. LOC: A DOENÇA AINDA É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE ENTRE MULHERES NO BRASIL.

OUÇA OS DETALHES NESSA REPORTAGEM ESPECIAL

Leia mais

Semana da Mamografia

Instituído em 2008, o 5 de fevereiro é considerado o Dia Nacional da Mamografia. A data foi criada por projeto de lei da ex-ministra da Secretaria dos Direitos Humanos Maria do Rosário, e objetiva sensibilizar as mulheres para a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer

Leia mais

Dia Nacional da Mamografia

Instituído há sete anos, o Dia Nacional da Mamografia – celebrado no dia 5 de fevereiro – busca alertar as mulheres sobre a importância em realizar o exame para a detecção precoce do Câncer de Mama. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2012, mais de 52

Leia mais
Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME