Dieta e Endometriose | Clínica Janice Lamas

Dieta e Endometriose

Página Inicial/Clipe Saúde/Dieta e Endometriose
endometriose

Estima-se que 7 milhões de mulheres convivam com a endometriose no Brasil. É muita gente sentindo, mês a mês, fortes cólicas menstruais, dor nas relações sexuais e, pior, descobrindo que não consegue engravidar, já que essa é uma das principais causas de infertilidade. A doença acontece quando a descamação do endométrio (a menstruação) não acontece da forma correta, de modo que o tecido que reveste o útero se instala em outras partes da cavidade abdominal e até em órgãos como intestino, bexiga e pulmões.

O problema pode ser causado por vários fatores, como questões genéticas, imunológicas e até ambientais. Infelizmente, não há uma forma específica de evitar que a endometriose apareça, mas sabe-se que um estilo de vida saudável tem influência positiva tanto na prevenção quanto no tratamento da encrenca.

Aliás, quem convive com a doença tem ainda mais motivos para praticar atividade física com frequência e, principalmente, adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Esses dois hábitos são importantes para combater a inflamação no organismo, processo diretamente ligado ao agravamento do quadro. É que, ao se deslocarem para fora do útero, as células endometriais produzem substâncias inflamatórias – e é isso que causa todo o incômodo que as mulheres sentem.

Apostar em alimentos com propriedades anti-inflamatórias e se manter longe de itens que provoquem essa reação é fundamental para quem tem a condição. “De modo geral, uma pessoa com endometriose deve reduzir a ingestão de carne vermelha, leite e derivados (como queijos amarelos e manteiga), embutidos, frituras, açúcares e doces em geral, farinha refinada, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas de forma artificial”, orienta a médica Stela De Simone, coordenadora do Serviço de Acupuntura de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Por outro lado, orienta a especialista, é importante incluir no prato frutas, verduras, cereais integrais e ingredientes ricos em ômega-3, gordura que combate a inflamação.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br/saude/mulheres-com-endometriose-devem-ter-cuidados-especiais-na-dieta/

Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME