Dia Nacional da Mamografia | Clínica Janice Lamas

Dia Nacional da Mamografia

Página Inicial/Clipe Saúde/Dia Nacional da Mamografia

Instituído há sete anos, o Dia Nacional da Mamografia – celebrado no dia 5 de fevereiro – busca alertar as mulheres sobre a importância em realizar o exame para a detecção precoce do Câncer de Mama. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2012, mais de 52 mil brasileiras foram acometidas pela doença, com projeções para 3,1% a mais de casos em 2013. A  partir dos 40 anos, é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano.
Tumores menores que 1 centímetro podem não ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Quando diagnosticados e tratados ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.
SAIBA MAIS SOBRE O EXAME

 

Mitos relacionados

A compressão do tecido mamário durante o exame pode causar a disseminação do câncer pelo corpo

MITO. Não existe nenhum estudo clínico ou laboratorial que demonstre que este tipo de disseminação aconteça. O processo de disseminação das células tumorais para outros locais, conhecido como metástase, ocorre de maneira bastante complexa, progressiva e em nível molecular. O simples deslocamento mecânico das células não leva ao desenvolvimento de novos focos tumorais.

Corro risco de surgimento do câncer de mama a partir da exposição anual à radiação

MITO. O risco do surgimento do câncer de mama a partir da exposição anual à radiação (denominado de câncer radiogênico) é desprezível. Um estudo recente publicado no British Journal of Cancer, estimou que com o exame é possível evitar 1.121 mortes a cada 100 mil mulheres rastreadas (entre 50 a 74 anos)

A mamografia é um exame superado por outros mais modernos e eficientes.

MITO. Se, por um lado, a mamografia consegue muitas vezes detectar alterações mínimas, em outras, infelizmente, ela pode falhar. Isto ocorre em torno de 5% a 15% dos casos e por vários motivos. Existem exames complementares, como a ultrassonografia e, recentemente a ressonância magnética, que são indicados nestes casos.

Paciente cadeirante não pode fazer mamografia

MITO. O aparelho de mamografia é perfeitamente ajustável. Na Clínica Janice Lamas Radiologia o projeto de arquitetura permite a acessibilidade de deficientes físicos.

Há contra-indicações para o exame

MITO. A mamografia não tem contra-indicações. Pode ser feita em mulheres com prótese de silicone, que já fizeram outros tipos de plástica ou passaram por sessões de radioterapia.

A prática regular de atividades físicas associada a uma alimentação saudável auxilia a prevenção do câncer de mama. Porém é fundamental que realize seus exames de rotina.

 

Fonte: INCA, Saúde R7 e outros

Áudio: http://www12.senado.gov.br/radio/1/noticia/cinco-de-fevereiro-e-o-dia-nacional-da-mamografia

Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME