ASSOCIAÇÃO ENTRE STATUS DA VITAMINA D E DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, GORDURA CORPORAL, PARATORMÔNIO E CÁLCIO EM MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM BRASÍLIA, BRASIL | Clínica Janice Lamas

ASSOCIAÇÃO ENTRE STATUS DA VITAMINA D E DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, GORDURA CORPORAL, PARATORMÔNIO E CÁLCIO EM MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM BRASÍLIA, BRASIL

Página Inicial/Atividades Científicas/ASSOCIAÇÃO ENTRE STATUS DA VITAMINA D E DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, GORDURA CORPORAL, PARATORMÔNIO E CÁLCIO EM MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM BRASÍLIA, BRASIL

Resumo:
Introdução: A vitamina D tem papel fundamental no metabolismo ósseo e integridade do esqueleto, além de estar associada ao aparecimento de diversas doenças.
Objetivo: Estimar a prevalência de hipovitaminose D e identificar a associação entre status desta vitamina e Densidade Mineral Óssea (DMO), percentual de gordura corporal, níveis de paratormônio (PTH) e cálcio sérico e iônico em mulheres idosas residentes em Brasília, capital do Brasil. Esta cidade tem constante incidência de luz solar.
Método: Trata-se de estudo transversal realizado em serviço privado de Densitometria Óssea do Distrito Federal (DF), no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012. Foram selecionadas 400 mulheres com idade de 60 a 79 anos, sendo que 128 delas atenderam aos critérios de inclusão.
Resultados: A prevalência de hipovitaminose D foi de 73,95%, havendo associação significativa com baixa DMO (p < 0,0001) e paratormônio alterado (p = 0,0401). A prevalência de hipovitaminose foi 1,60 (IC 95% 1,18 – 2,16) vezes maior em mulheres idosas com osteoporose (p = 0,0026) e 1,61 (IC 95% 1,16 – 2,23) vezes maior naquelas com cálcio alterado (p = 0,0455). Não houve associação entre gordura corporal e hipovitaminose D.
Conclusão: Os resultados encontrados são consistentes com os descritos anteriormente em regiões de pouca radiação solar. Portanto, são necessários novos estudos que identifiquem a associação da hipovitaminose D com as múltiplas condições que favorecem a instalação da perda óssea.

Palavras-chave: Hipovitaminose D, densidade mineral óssea, paratormônio, gordura corporal, idosas.

Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME