Avaliação da composição corporal por DXA | Clínica Janice Lamas

Avaliação da composição corporal por DXA

Página Inicial/Exames/Avaliação da composição corporal por DXA

A avaliação corporal por DXA é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza o DXA (raio-x de dupla energia). Pode ser realizado em adultos e crianças por utilizar uma insignificante dose de radiação.
É uma técnica avançada e precisa considerada “padrão ouro” enquanto método científico, para avaliação da composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea).

Suas informações, histórico e imagens: tudo muito bem cuidado.
Armazenamos seu prontuário, laudos e imagens em nosso banco de dados. Esta medida possibilita estudos comparativos, retrospectivos e futuros garantindo melhores resultados. Quando os exames anteriores são realizados na Clínica Janice Lamas Radiologia são forecidos gráficos de evolução da composição corporal.

QUAIS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA DO CORPO INTEIRO NA CLÍNICA JANICE LAMAS RADIOLOGIA?

2 Fornece o VAT (tecido adiposo visceral estimado) ou seja quantidade de gordura existente nas víceras.
3 Fornece a imagem do corpo do paciente em cores com a concentração de gordura (0 a 100%) em cada parte do corpo.
4 Fornece a quantidade de massa magra e massa gorda por segmento.
5 Fornece a taxa metabólica basal (RMR) ou seja uma estimativa de quantas calorias são consumidas para manter a temperatura corporal, batimentos cardíacos e respiração.
6 Fornece o índice músculo esquelético relativo (RSMI) ou seja uma estimativa da perda da musculatura esquelética com o avançar da idade.

Diretora Clínica

Dra. Mirley do Prado
Radiologista
CRM 7591-DF

Selo de Qualidade

Selo de qualidade em Densitometria Óssea emitido pela Abrasso - Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.

Equipamentos

GE Modelo I DEXA e GE Modelo Prodigy Primo

-Realize o pré-agendamento do seu exame pelo site.
- Os equipamentos de densitometria têm restrição de peso: I Dexa (204kg)
- Informe da impossibilidade de permanecer deitado imóvel ou se possui artefatos não removíveis no corpo, como próteses e hastes metálicas.
- Evite comparecer ao exame usando roupas íntimas (calcinha/cueca) com artefatos metálicos, pois interferem no resultado.
- Necessário jejum de 04hs.

Todo o corpo é escaneado pelo equipamento modelo I DEXA da GE para aquisição de informações de massa gordurosa, massa muscular e conteúdo mineral ósseo. O exame é realizado em aproximadamente 15 minutos, é seguro e indolor.


As imagens da avaliação da composição corporal por DXA são avaliadas e correlacionadas com exames anteriores. A análise das informações e a emissão dos laudos são realizados.



A análise da composição corporal é útil na avaliação nutricional do indivíduo, na fase de crescimento, na aquisição de massa óssea, no rastreamento de deficiência estrogênica e em programas de condicionamento físico para aferir a evolução da massa magra e massa de gordura.

CALORIMETRIA
Por meio de cores é demonstrada o tipo de concentração de gordura (de 0 a 100%) em cada parte do corpo.
Color-Black-Lines-Tissue
ANÁLISE DE MASSA MAGRA E MASSA GORDA POR SEGMENTO
É realizada a medida exata da composição corporal discriminando os percentuais de tecido magro (músculo) e tecido gorduroso em cada segmento do corpo.

NEU-Evolution-No-Infant
ANÁLISE DA GORDURA VICERAL
Fornece a quantidade de gordura existente nas vísceras.
Fat woman measuring her stomach

O prazo de entrega é de 03 dias (úteis).

1.Avaliação da composição corporal pelo DEXA, o que é ?
O DEXA (absorciometria por dupla emissão de raios-x) é considerado o padrão ouro por ser o método mais preciso para a avaliação da composição corporal (gordura, gordura visceral, músculo e massa óssea).
A gordura visceral está fortemente associada ao desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial, alterações do colesterol e suas complicações - infarto e acidente vascular cerebral.

2.Qual o preparo e o tempo de duração do exame?
É importante que suspenda a suplementação de cálcio 24h antes do exame, não tenha realizado recentemente exames com contraste. O exame demanda de aproximadamente 15 minutos e deve ser agendado previamente. No dia marcado, chegar com 20 minutos de antecedência.

5.Quem pode fazer o exame?
O DEXA pode ser realizado em adultos e crianças por utilizar uma insignificante dose de radiação.

Assuntos relacionados

Convênios

Confira os exames cobertos pelo
seu convênio sem sair de casa. 
SAIBA MAIS

 

 

Copyright 2016 - Clínica Janice Lamas - Radiologia
PRÉ-AGENDE SEU EXAME